domingo, 7 de setembro de 2008

Jornais adotam sabatinas multimídia com candidatos às prefeituras

Ao menos quatro jornais brasileiros - incluindo os três maiores - decidiram usar sabatinas para expor aos eleitores as propostas dos candidatos a prefeito nas eleições deste ano:

  • O Globo, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro;

  • e A Tarde, em Salvador. As entrevistas são cobertas na internet, em texto e em alguns casos vídeo, e no dia seguinte os principais momentos viram notícia no jornal.
    • "O formato da sabatina individual, além de aproximar o candidato do eleitor, permite maior aprofundamento das suas idéias, o que não acontece em debates tradicionais transmitidos por rádios e TVs", diz o texto de apresentação de A Tarde, que está no primeiro ano de realização das sabatinas.

      O que os diferentes encontros têm em comum é o fato de uma bancada de entrevistadores do jornal questionar os candidatos sobre suas carreiras e propostas para as cidades em que concorrem. Embora todos cubram as sabatinas em tempo real para seus websites - gerando notícias até na concorrência, como ocorreu na entrevista do Estadão com Marta Suplicy, em São Paulo -, a forma de apresentação varia muito de uma para outra.

      O Estado e A Tarde transmitem a sabatina pela internet, por meio de seus websites; a Folha, primeira a adotar sabatinas, já em 2002, não transmite em vídeo online. Estado e Folha abrem espaço para a participação do público, enquanto A Tarde apenas transmite ao vivo pela internet. No caso do Estadão, os leitores interessados em participar podem se inscrever por meio do site das sabatinas. No da Folha, a inscrição é feita por telefone ou e-mail.


      Por Marcelo Soares em 09/02/2008 - 08:14
      Via: Knight Center for Journalism in the Americas


      Nenhum comentário:

       
      BlogBlogs.Com.Br