quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Marcio Fernandes do Blog do Marcio avalia a atual cobertura dos blogs na campanha eleitoral da região



(Eduardo Ribeiro)
O jornalista formado Marcio Fernandes, responsável pelo Blog do Marcio fala nesta entrevista sobre a importância da cobertura que vem sendo feito pelos blogs da região, a respeito da atual campanha política de Campos e região. ( )

1- Qual a repercussão que o blog vem tendo no trabalho de divulgação das eleições em Campos?

MF - Os blogs são bem mais isentos do que os veículos de comunicação tradicionais. Geralmente, o blogueiro é mais crítico, porém, não tem nenhum tipo de ligação com o poder público, o que os torna bem mais confiáveis.

2- Como você avalia o fato dos blogueiros estarem em várias oportunidades se antecipando aos meios de comunicação constituídos?

MF - Hoje, os blogs chegam a pautar jornais. O fato deles, muitas vezes, se anteciparem às emissoras de rádio, televisão e jornais, se deve ao fato da credibilidade que tem, principalmente em Campos. Por isso, muitos blogueiros t~em boas fontes que preferem passar informações para eles, e não para os veículos de comunicação tradicional.

3- Existe uma tendência da Internet superar os demais nos próximos anos em termos de importância para o eleitor?

MF - Até pode ser, o problema é que a minoria da população tem acesso a Internet. Nos Estados Unidos, por exemplo, os blogs dão um verdadeiro show de cobertura nas eleições presidenciais, só que lá, a maioria da população tem computador em casa. No caso dos blogs acho que a tendência é de ocorrer um respeito maior, não acredito muito que vá superar os outros veículos, mas vai ser importante para os candidatos.

4- Porque você acha que alguns candidatos preferem ainda nos dias de hoje ignorar a internet?

MF - Erradamente, há candidatos que não acreditam nesse tipo de mídia, principalmente aqueles que transitam nas camadas mais populares. Mas, acho que isso está mudando, na disputa pela Prefeitura do Rio, por exemplo, todos os candidatos têm sites, em Campos, a Rosinha e o Feijó também. Aqueles candidatos que não exploram a mídia online certamente vão perder um espaço precioso. É uma forma de se comunicar com formadores de opinião.

5- Ao escrever neste tipo de mídia vc acha que pode encontrar um eleitor diferente do que lê jornais, ou rádio e vê televisão. Se sim como diferenciar e utilizar essa arma de maneira positiva?

MF - Sem dúvida. Em se tratando de Campos, dificilmente um blogueiro vai fazer uma cobertura apaixonada das eleições, ao contrário dos tradicionais veículos de comunicação. Os sites dos candidatos atingem um público específico, os formadores de opinião – estudantes, jornalistas, advogados, médicos, enfim, pessoas influentes da classe média e alta. Então, é uma maneira preciosa do candidato se comunicar com esse tipo de eleitor que não vê credibilidade na mídia tradicional.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br