quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Lei eleitoral deixa blogs sob ameaça

Quinta-feira, 11 de setembro de 2008 - 09h34
Felipe Zmoginski

SÃO PAULO - Após tirar TwitterBrasil do ar, Justiça lembra que blogs e sites não podem fazer campanha política.

Apoiar um candidato no seu blog não é uma atitude considerada legal pelo Tribunal Superior Eleitoral. Quem tomar essa decisão, pode acabar punido pela Justiça e ter sua página na web retirada do ar.

Originalmente, o TSE liberava a propaganda política na web apenas nos endereços com extensão .can.br. O portal IG chegou a impetrar mandado de segurança exigindo o direito de posicionar-se em relação às candidaturas e, ainda, atrair publicidade paga dos candidatos. O TSE, no entanto, não acatou o pedido.

Em reunião, o tribunal liberou apenas que os sites dos partidos (partido.org. br) também façam campanha.

Esta semana, ao acatar pedido da candidata petista à prefeitura de Fortaleza, Luizziane Lins, a Justiça local exigiu que um falso perfil da candidata no Twitter saísse do ar.

A Justiça expediu ordem pedindo para o Twitter Brasil sair do ar, supondo que o microblog da fake Luizziane ficasse hospedado no país.

Na verdade, não há representação do Twitter no Brasil e, por engano, quem acabou saindo do ar foi o serviço http://www.twitter.brasil.org, um blog que analisa tecnologias e não tem nada a ver com eleições.

Apesar das restrições do TSE, no entanto, é possível encontrar propaganda online em vários serviços.

A campanha do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, por exemplo, envia convites para reunir eleitores na rede social RedeK25, que usa a tecnologia do Ning.com, um gerador de redes sociais.

Há também um perfil no Twitter que informa as atividades diárias da campanha do candidato do DEM em São Paulo.

Retirado do Plantão INFO

2 comentários:

Unknown disse...

O Portalozk.com , site da região Norte-Fluminense, retirou do ar, há pouco, as campanhas as quais fazia.

Segundo o portal, a Justiça Eleitoral em São João da Barra-RJ não sabia informar sobre sites fazerem campanhas políticas.

Valeria Machado disse...

Pois é, Leonardo. Infelizmente o TSE ainda não entendeu que cada um tem o direito de se expressar e cabe ao leitor decidir em quem votar.
Você viu no nosso blog o post com o mapa dos veículos que foram penalizados pelo TSE?

 
BlogBlogs.Com.Br