sábado, 18 de outubro de 2008
Nosso último olhar... Até segunda ordem!
Alguns meses de olho nos sites, muitas críticas e algumas aberrações... e a conclusão de que houve muita maquiagem. Marcaram o território, apenas; Sem caracterizar de fato a utilização da internet, segundo sua natureza e suas ferramentas.
Pouca — ou nenhuma — interatividade, falha na gestão dos conteúdos e na arquitetura dos sites, e o que pudemos constatar quanto ao foco dos candidatos, foi que a TV o rádio e o corpo a corpo, continuam sendo instrumentos de campanha e a “net” ainda não colou por aqui.
É bom ficar de olho, pois ter um site significa mais uma peça de artilharia na batalha pelo voto a um custo relativamente barato e saber usar este instrumento é que se torna a grande questão. Quem sabe em... em.. em...2020!
Aliás, nos encontros que nós, observadores do blog, tivemos em sala de aula, muito falamos sobre “os indecisos” que buscariam nos sites conhecer melhor os candidatos. Creio que nosso olhar se equivocou. Pudemos perceber pelos comentários postados em nossos posts, que o visitantes dos “.cam” são eleitores que já decidiram seus votos: os militantes dele e os opositores.
Assim, para que serviria o site? Foi o que questionamos enquanto fechávamos nossa análise de “observadores”.
Concluímos, que talvez a principal função do site de campanha eleitoral não seja exatamente fazer com que um eleitor indeciso o procure para decidir em quem vai votar, mas sim de dar embasamento àquele que já fez sua opção e busca mais informações sobre o seu candidato, o que dá mais munição para que este influencie outros eleitores.
Então fiquemos atentos aos próximos embates eleitorais. Pois os sites podem ser uma excelente ferramenta para a “uniformização” do discurso da militância em suas investidas de catequização nas comunidades.
Débora Rangel, Gisele Soares e Clarice Alves
Uma explicação para o sumiço dos ".cam"
Débora Rangel.
TSE libera campanha eleitoral em sites de jornais
Por 5 votos a 2, os ministros decidiram mudar o texto da Resolução 22.178/2008, que disciplina a propaganda eleitoral e a conduta de agentes públicos durante a campanha eleitoral. Os demais sites de notícias continuam impedidos de divulgar opiniões sobre candidatos.
Segundo o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a alteração de parte da norma deixa claro que as restrições impostas pela resolução restringem-se às emissoras de rádio e televisão, que são concessões públicas, diferente dos jornais, que, como o ministro destacou, não são explorados mediante concessão.
Apenas um trecho do parágrafo 5° do artigo 21 da resolução, que previa restrições aos sites “das empresas de comunicação social”, foi alterado pela corte. O novo texto substitui “empresas de comunicação social” por “empresas de rádio e televisão”. Assim, os sites dos jornais impressos e revistas não estão mais sujeitos às normas da resolução.
A alteração no texto, porém, não tratou de sites independentes e de provedores, que permanecerão sujeitos às mesmas normas que os veículos de radiodifusão.
Débora Rangel, Gisele Soares e Clarice Alves.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
O Google e as eleições 2008
No Orkut, Google Maps e Notícias a cobertura é feita somente nas capitais, o que para nós é uma limitação.
No Youtube o canal é uma parceria com a Band, como informamos no outro post.
Parceria da Band com o Youtube nas Eleições 2008
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Sumiu....Site
Objeto não encontrado!
A URL requisitada não foi encontrada neste servidor. Se você digitou o endereço (URL) manualmente, por favor verifique novamente a sintaxe do endereço.
Se você acredita ter encontrado um problema no servidor, por favor entre em contato com o webmaster.
Error 404
Nem respostas, nem agradecimentos, nada.
É mesmo uma graça o que fazem em véspera de Eleição!
Por: Erika lisboa
Ela ou Ele?
Perguntas sem respostas:
Quem sofre com a indecisão da justiça?
O que o povo merece?
TSE libera 2º turno sub judice Plenário decide pela devolução do processo de Arnaldo Vianna ao TRE http://www.odiarionews.net/
Por: Erika lisboa, Armando Pereira, Eduardo Ribeiro
Como assim??
http://http//jbonline.terra.com.br/extra/2008/10/09/e091021979.html
http://http//g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL792930-15693,00-TSE+DETERMINA+REALIZACAO+DE+SEGUNDO+TURNO+EM+CAMPOS.html
Por: Erika lisboa ,Armando Pereira,Eduardo Ribeiro
TSE libera 2º turno sub judice
Processo de Arnaldo causou polêmica na sessão do Tribunal Superior Eleitoral, na noite de ontem . A situação de Arnaldo Vianna (PDT), junto à Justiça Eleitoral, continua uma “novela” sem final definido. Em seção confusa e polêmica, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na noite de ontem, que o processo de registro do candidato a prefeito na cidade de Campos retornará para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Acabou o Sonho....
Atrás das câmeras, um show a parte. Após conseguirem liminar, os candidatos Graciete Santana (PCB) e Marcelo Vivório (PRTB) aguardavam o início do debate quando, dez minutos antes da entrada dos candidatos no estúdio, por volta das 21h15, foram informados de que a liminar havia sido derrubada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como forma de protesto, os dois se recusaram a sair da sala de acesso ao estúdio até a chegada dos advogados. A Polícia Militar chegou a ser chamada. Com a chegada dos advogados, os dois deixaram a sala e criticaram a exclusão do debate, que seguiu como critério a representatividade dos respectivos partidos na Câmara federal e 5% das intenções de voto.
Sentimos falta de vivório no debate sim...
Que democracia é está???
Por: Armando Pereira,Eduardo Ribeiro, Èrika Lisboa
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Desperdício!
É uma pena que, às vésperas da eleição, a candidata do PCdoB à prefeitura de Campos, professora Odete, não aproveite a importante ferramenta, que é a Internet, a seu favor.
Além de ser a que mais cresce entre os seis candidatos, a candidata vem tendo desempenho muito bom nos debates. Em seu site professoraodete65.can.br existem os links e, até mesmo, chamadas do tipo: "Professora Odete sobe nas pesquisas" e "População de Campos reverterá nas urnas", mas não é possível ler as informações pois não há conteúdo.
Nas duas últimas pesquisas do Ibope, a candidata subiu de 5 para 9 pontos, enquanto os demais candidatos oscilaram entre um e dois pontos: Rosinha (PMDB) e Arnaldo Vianna (PDT) subiram 2%; Feijó (PSDB) caiu 1%; e Marcelo Vivório (PRTB) manteve-se com 1%. Já Graciete Santana (PCB) não pontuou na última pesquisa.
Postado por Katiúsca Carvalho, Jaqueline Henriques, Ana Luísa Ritter e Liliane Barreto.
Site "Eu prometo"
Seguindo a linha de colaboração, o site permite que o próprio usuário cadastre as promessas.
Uma pesquisa feita pelos candidatos de Campos, Arnaldo e Rosinha, mostrou que até agora nenhuma promessa foi cadastrada.
No caso de São João da Barra, além de nenhuma promessa cadastrada, a candidata Carla Machado nem foto tem...
sábado, 27 de setembro de 2008
Visitas no blog continuam crescendo

sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Antes tarde do que nunca!
A candidata montou um site, esse que se encontra em atualização.
http://www.professoraodete65.can.br/
Antes tarde do que nunca.
Postado por: Katiúsca de Carvalho,Jaqueline Henriques,Ana Luisa Ritter e Liliane Barreto.
Especial do Twitter sobre as eleições nos EUA
Segundo o site:
We’re filtering hundreds of Twitter updates per minute to create a new
source for gathering public opinion about the presidential election and a new
way for you to share your thoughts.
Ou seja, é uma forma interessante de saber o que as pessoas pensam dos candidatos e dos assuntos que estão relacionados às eleições para presidente.
O site ainda trocou a famosa frase "What are you doing?" por "What do you think?".
E você, o que pensa disso?
A reportagem do iG testou o site dos principais candidatos em seis capitais. Em comum, eles usam os mais modernos recursos que a internet oferece, como vídeos, chats, comunidades virtuais, fóruns, mas poucos investem em transparência, com a publicação das contas de campanha. Alguns não têm nem e-mail de contato na página principal.
Abaixo uma tabela com as ferramentas utilizadas nos sites dos candidatos no Rio de Janeiro. Para ver toda a matéria, clique aqui.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Santo YouTube
O candidato do PRTB,Marcelo Vivório não possui nenhum tipo de contato por e-mail e também não atende o telefone, que só dá caixa postal más se você quiser conhecer melhor suas propostas já faz parte do site mais acessado da net . http://www.youtube.com.br
Por:Armando Pereira, Eduardo Ribeiro, Erika lisboa
Frase do dia:
"Se Deus quiser, nós teremos uma bela campanha e iremos tirar muito votos. Teremos mais que 100 mil votos".
http://http//blog.opovo.com.br/politica/
Fale com Arnaldo...
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Washingtonpost.com muda linha para concorrer com blogs
A idéia por trás do “Political Browser” é resumir as notas e reportagens que foram publicadas durante o dia, desde um artigo sobre um escândalo até um vídeo de humor que está chamando a atenção no YouTube.
O novo site é em parte resposta à crescente influência de blogs, que costumam levar o leitor a conteúdos interessantes sem se prenderem a fontes específicas.
O jornal já permite que alguns colunistas insiram links de textos de outros veículos, mas essa é a primeira vez que o Post dedica uma seção inteira à oferta desse tipo de informação.
O “Political Browser” ficará separado da editoria de política, onde são publicadas reportagens dos seus próprios repórteres.
Retirado da Revista Info.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Meios que não funcionam.
Sendo assim podemos afirmar que ele não utiliza a internet, para divulgar sua campanha.
Por Clarice Alves,Débora Rangel e Gisele Soares.
TRE-RJ multa Rosinha Garotinho por propaganda irregular
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) multou, nesta última quinta-feira (18), em R$ 21.282, a candidata à Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Rosinha Matheus Garotinho, o seu marido, Anthony Garotinho, e uma rádio do município, onde o ex-governador possui um programa. Segundo o TRE-RJ, eles foram multados por propaganda antecipada. De acordo com o TRE-RJ, no dia 14 de junho, a então pré-candidata foi entrevistada no programa do marido, utilizando o veículo para fins eleitorais. Pela legislação, a propaganda eleitoral só teve início no dia 6 de julho.
A corte entendeu também que, por não ter convidado formalmente os outros candidatos a prefeito do município, o programa dirigido por Anthony Garotinho desrespeitou o princípio da isonomia nas eleições.
Fonte: G1
Por: Fabrício Barbosa
No Orkut...
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=161148&tid=5248726163663059497&start=1
Por: Débora Rangel, Gisele Soares e Clarice Alves
Saiu a útima pesquisa de ibope dos candidatos em São Jão da Barra

NOVA PESQUISA TRAZ CARLA EM DISPARADA: 59% DOS VOTOS
Uma diferença cada vez maior: a última pesquisa realizada em São João da Barra pelo conceituado instituto Ibope nos dias 16 e 18 de setembro apontou: se as eleições acontecessem hoje, 21 de setembro, Carla Machado estaria reeleita prefeita com 59% dos votos: o dobro do segundo colocado.
Carla apareceu na pesquisa estimulada em primeiro lugar, com 59% das intenções de voto. O segundo colocado ficou com 30%. O terceiro, com apenas 1%. Há ainda um percentual de 8% de indecisos no município.
Trecho retirado do site.
http://www.carla15.can.br/Noticias.asp?Id=57
Por Gisele Soares, Clarice Alves e Débora Rangel
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Levy Fidelix: "internet é melhor meio de divulgação"
Levy Fidelix, inclusive, já recebeu multa por questionar sua não-participação no debate da Band e perdeu ação contra a Folha.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Saiu o resultado da 2° pesquisa das eleições de Campos
A candidata Odete que teve um aumento de 100% sobre a última pesquisa, passa a frente do Candidato Paulo Feijó que caiu 3%.
Mais o Ibope dá empate técnico, entre os candidatos Arnaldo Vianna e Rosinha Garotinho
postado por:Katiúsca de Carvalho,Jaqueline Henriques,Ana Luisa Ritter e Liliane Barreto
Jornalistas usam mais os blogs
A pesquisa também mostrou que, apesar disso, ainda continua grande a parcela de profissionais que desconfiam das informações postadas nessa meio de comunicação: 40,4% dos entrevistados ainda não acredita nos blogs.
Veja os dados completos aqui.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Dados sobre os Políticos do Brasil
Notícias sobre o Observatório das Eleições 2008
Nesta última semana, os alunos foram entrevistados pela assessoria de comunicação da FAFIC. A matéria pode ser lida aqui.
O jornalista Vitor Menezes também publicou um post em seu blog Urgente! com o título sugestivo "Quem disse que ninguém vê?"
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Ponto nos "is"
A prefeita Carla Machado do PMDB, além das comunidades criadas por seus seguidores, conta com seu site que, embora não esteja totalmente pronto, possui várias seções de notícias e divulgação para manter o leitor informado sobre suas propostas e concepções.
Por fim, o candidato Alberto Dauaire Filho, mais conhecido como Betinho do PDT, ainda não colocou seu site no ar, mas está nos planos de campanha. Seus militantes também possuem comunidades no orkut (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=8929167) para divulgar suas opiniões.
Por Gisele Soares
domingo, 14 de setembro de 2008
O copo quase cheio...
No site “Carla15” é possível conferir o nome dos candidatos a vereador e seus respectivos números.
Outra coisa “ok” é um clipping com artigos da candidata, veiculados em período pregresso ás eleições e arquivos de PDF disponibilizam o material impresso de campanha.
Por Débora Rangel, Gisele Soares e Clarice Alves
Ainda no blog de Carla Machado II
Perguntas freqüentes... Nenhuma? Se ninguém pergunta, não está havendo interatividade.
Convenção...
O site é uma vitrine do candidato. É importante ter um profissional para alimentar o site e tratar da arquitetura de conteúdos. Pôr no ar inconcluso e permanecer semanas assim, afinal o objetivo de todo o site é o "click nosso de cada dia".
Por: Gisele Soares, Débora Rangel e Clarice Alves
Ainda sobre o site de Carla Machado...
Na galeria de vídeos...nada!
No Antes e depois ...
Para que espaços que depois de semanas no ar ainda não contam com conteúdo? Isso causa frustração a quem visita a página.
Por: Gisele Soares
Copo meio cheio!
Em minhas visitas diárias aos sites de candidatos, estive pensando: Se eu fizesse parte da gorda fila dos indecisos, o que eu gostaria de encontrar nos seus sítios na rede? E mesmo que minha decisão já tivesse sido tomada, o que me faria navegar pela página.
Para começar, a atualização constante do site... Se eu entrar vários dias e nada novo, vou voltar???
No meu recorte eleitoral, destaco o site da prefeita, candidata a reeleição, Carla Machado. Durante minha peregrinação pelo http://www.carla15.can.br/ na semana passada, encontrei repetidas vezes “a mesma página, o mesmo texto, as mesmas fotos, o mesmo ...tim-tim por tim-tim!!
Mas nem tudo está perdido... Os alimentadores do site deram uma sacudida e o atualizaram. Assunto em dia!!! Que continue assim...
Mas em matéria de notícias, é 8 ou 80: Ou reprodução de releases loooooongos, ou uma única foto. Mas lugar de foto, não é a galeria de foto????
Só pra não esquecer de comentar: Textos justificados como aparecem no site, não favorecem nuito à leitura na net.
Site em Detalhes

O sitehttp://www.arnaldovianna12.com.brdo candidato Arnaldo Viana em sua estrutura possui ror além de textos e fotos estáticas possui áudio de seu jingle, um clip com alguns cantores locais que exaltam sua então camapanha. E tambem um espaço reservado para as obras realizadas por ele quando era Prefeito em Campos.
No site temos "As últimas Noticias", que não são assim, tão últimas pois parece que nos fins de semana o site não é atualizado. Mas possui uma agenda eletronica onde pode-se ver todos os passos do candidato da coligação "Coração de Campos", possui um espaço onde o leitor, pode deixar sua sugestão para o então futuro prefeito.
O novo processo de conquistar o leitor pela ferramenta internet como os blog,sites etc, ainda não é muito utilizado e não se qualifica como o melhor processo.Alguns já estabeleceram essa ligação com os mais jovens que usam com mais frequencia a internet, mas nem todos os candidatos possuem algum tipo de site, blog nem ao menos aparecem na TV, talvez não seja importante para eles se identificarem aos seus futuros eleitores. Más os candidatos ainda têm Tempo,afinal 5de outubro tá longe.
Por:Armando,Eduardo,Erica
Avaliando...
Políticos usam relativamente pouco a internet. Por não ser mídia de massa e ter baixa penetração social, não seria ferramenta capaz de atingir o número de pessoas necessário para alterar o resultado das eleições. Talvez não saibam usá-la.
Mas com proibições como distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, cestas básicas ou qualquer outro bem material que possa significar benefícios ao eleitor, a Internet está sendo usada por seus assessores como veículo de propaganda eleitoral.
A Web se caracteriza pela interatividade e capacidade de aproximar pessoas entre si e de aproximar pessoas à idéias, conceitos e produtos. Olhando friamente, é tudo que os partidos precisam.
Pesquisa feita pelo Winterberry Group nos Estados Unidos mostrou que campanhas de marketing por e-mail geram um retorno 17 vezes maior do que campanhas feitas por correios convencional e até 73 vezes maior do que campanhas de telemarketing. Pelo visto o resultado dessa campanha já se espalhou por aqui. Em Campos, o veículo de comunicação está sendo usado com força total.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
MediaOn e o uso da Internet nas campanhas políticas
Expectativa

quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Novas formas de contar história
Sabemos que a Internet permite a criação de narrativas hipertextuais e multimidiáticas no intuito de oferecer ao leitor uma maior contextualização dos fatos e transmitir a informação na mídia mais adequada a um maior entendimento por parte do leitor.
Pensando nisso, o New York Times criou um Mapa da eleição para presidente que mostra a popularidade de cada um dos candidatos por meio de cores diferentes.
O usuário também pode clicar em cada um dos estados e fazer a sua previsão escolhendo uma das cores.
Via: Intermezzo
Lei eleitoral deixa blogs sob ameaça
Felipe Zmoginski
SÃO PAULO - Após tirar TwitterBrasil do ar, Justiça lembra que blogs e sites não podem fazer campanha política.
Apoiar um candidato no seu blog não é uma atitude considerada legal pelo Tribunal Superior Eleitoral. Quem tomar essa decisão, pode acabar punido pela Justiça e ter sua página na web retirada do ar.
Originalmente, o TSE liberava a propaganda política na web apenas nos endereços com extensão .can.br. O portal IG chegou a impetrar mandado de segurança exigindo o direito de posicionar-se em relação às candidaturas e, ainda, atrair publicidade paga dos candidatos. O TSE, no entanto, não acatou o pedido.
Em reunião, o tribunal liberou apenas que os sites dos partidos (partido.org. br) também façam campanha.
Esta semana, ao acatar pedido da candidata petista à prefeitura de Fortaleza, Luizziane Lins, a Justiça local exigiu que um falso perfil da candidata no Twitter saísse do ar.
A Justiça expediu ordem pedindo para o Twitter Brasil sair do ar, supondo que o microblog da fake Luizziane ficasse hospedado no país.
Na verdade, não há representação do Twitter no Brasil e, por engano, quem acabou saindo do ar foi o serviço http://www.twitter.brasil.org, um blog que analisa tecnologias e não tem nada a ver com eleições.
Apesar das restrições do TSE, no entanto, é possível encontrar propaganda online em vários serviços.
A campanha do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, por exemplo, envia convites para reunir eleitores na rede social RedeK25, que usa a tecnologia do Ning.com, um gerador de redes sociais.
Há também um perfil no Twitter que informa as atividades diárias da campanha do candidato do DEM em São Paulo.
Retirado do Plantão INFO
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
TSE altera resolução e partidos poderão fazer propaganda de candidatos em seus sites na Net
A questão foi levantada pelo Partido Popular Socialista (PPS), que apresentou mandado de segurança contestando a proibição. O relator do mandado de segurança, ministro Joaquim Barbosa, já havia acolhido o pedido do PPS, mas, na sessão desta noite, retificou seu voto, sugerindo que o TSE alterasse a resolução para legitimar todos os partidos políticos a fazer propaganda eleitoral de seus candidatos em seus sítios na internet.
Como a alteração foi feita de ofício pelo TSE, a decisão alcançará todos os partidos políticos e não somente o PPS, já que a decisão terá caráter geral e abstrato. Barbosa lembrou que o próprio relator da resolução, ministro Ari Pargendler, ao ser consultado sobre a questão, reconheceu que houve omissão, já que os partidos políticos estão legitimados a fazer propaganda eleitoral de seus candidatos.
“Apesar de constitucional, a resolução, de fato, necessita de aperfeiçoamento, de ajustes, especificamente quando estabelece que somente o sítio do candidato pode veicular a sua propaganda na internet. Entendo que o Tribunal deve corrigir essa omissão, de forma urgente, mas não pela via do mandado de segurança pois, se concedida a segurança pretendida, os efeitos seriam interpartes”, explicou o ministro Joaquim Barbosa.
Retirado de www.tse.gov.br
Breve análise sobre a audiência do blog
Perfil de Carla Machado

Prefeita do município de São João da Barra, Carla Maria Machado dos Santos 43 anos, cumpre seu mandato à frente do Executivo local. Eleita em 2004 com 10.414 votos, já foi vereadora (1996-2000) e presidente da Câmara Municipal, na legislatura compreendida entre 1999 e 2000, além de secretária municipal de Educação no período de 1989 e 1992, durante o governo de Genecy Mendonça, o Dodozinho, atual vice-prefeito.
Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Planejamento Educacional e com habilitação básica em Química e Formação de Professores, professora das redes Estadual e Municipal de Ensino.
Em 2000, então filiada ao PDT, foi lançada candidata à Prefeitura de São João da Barra pela primeira vez, Obteve 9.390 votos, 46,7% dos votos válidos, mas não conseguiu ser eleita.
Hoje candidata a reeleição pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB).
Por Gisele Soares
Marcio Fernandes do Blog do Marcio avalia a atual cobertura dos blogs na campanha eleitoral da região

(Eduardo Ribeiro)
O jornalista formado Marcio Fernandes, responsável pelo Blog do Marcio fala nesta entrevista sobre a importância da cobertura que vem sendo feito pelos blogs da região, a respeito da atual campanha política de Campos e região. ( )
1- Qual a repercussão que o blog vem tendo no trabalho de divulgação das eleições em Campos?
MF - Os blogs são bem mais isentos do que os veículos de comunicação tradicionais. Geralmente, o blogueiro é mais crítico, porém, não tem nenhum tipo de ligação com o poder público, o que os torna bem mais confiáveis.
2- Como você avalia o fato dos blogueiros estarem em várias oportunidades se antecipando aos meios de comunicação constituídos?
MF - Hoje, os blogs chegam a pautar jornais. O fato deles, muitas vezes, se anteciparem às emissoras de rádio, televisão e jornais, se deve ao fato da credibilidade que tem, principalmente em Campos. Por isso, muitos blogueiros t~em boas fontes que preferem passar informações para eles, e não para os veículos de comunicação tradicional.
3- Existe uma tendência da Internet superar os demais nos próximos anos em termos de importância para o eleitor?
MF - Até pode ser, o problema é que a minoria da população tem acesso a Internet. Nos Estados Unidos, por exemplo, os blogs dão um verdadeiro show de cobertura nas eleições presidenciais, só que lá, a maioria da população tem computador em casa. No caso dos blogs acho que a tendência é de ocorrer um respeito maior, não acredito muito que vá superar os outros veículos, mas vai ser importante para os candidatos.
4- Porque você acha que alguns candidatos preferem ainda nos dias de hoje ignorar a internet?
MF - Erradamente, há candidatos que não acreditam nesse tipo de mídia, principalmente aqueles que transitam nas camadas mais populares. Mas, acho que isso está mudando, na disputa pela Prefeitura do Rio, por exemplo, todos os candidatos têm sites, em Campos, a Rosinha e o Feijó também. Aqueles candidatos que não exploram a mídia online certamente vão perder um espaço precioso. É uma forma de se comunicar com formadores de opinião.
5- Ao escrever neste tipo de mídia vc acha que pode encontrar um eleitor diferente do que lê jornais, ou rádio e vê televisão. Se sim como diferenciar e utilizar essa arma de maneira positiva?
MF - Sem dúvida. Em se tratando de Campos, dificilmente um blogueiro vai fazer uma cobertura apaixonada das eleições, ao contrário dos tradicionais veículos de comunicação. Os sites dos candidatos atingem um público específico, os formadores de opinião – estudantes, jornalistas, advogados, médicos, enfim, pessoas influentes da classe média e alta. Então, é uma maneira preciosa do candidato se comunicar com esse tipo de eleitor que não vê credibilidade na mídia tradicional.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Fonte oficial
Blogs se destacam com cobertura isenta

(Eduardo Ribeiro)
Tomando um espaço anteriormente destinado aos jornais, os blogs começam a aparecer em Campos como as ferramentas de mídia mais confiáveis, na divulgação das notícias sobre a campanha eleitoral nas eleições de 2008.
Notícias que por vezes não são devidamente divulgadas pelos jornais, tem sido os principais atrativos nesses blogs para quem quer ficar bem informado.
OBS - Como jornalista sem formação acadêmica mas com 26 anos de carreira comprovada através de Carteira de Trabalho nos principais órgãos de comunicação de Campos e reconhecido pelo sindicado da classe, através do Registro de Trabalho me sinto no direito de indentificar os companheiros Roberto Moraes e Cláudio Andrade como jornalistas, pelos trabalhos já realizados na imprensa de Campos. Este é um ponto de vista e não caracteriza erro de apuração de matéria.
Seminário Internacional de Jornalismo Online aborda a cobertura na web das campanhas eleitorais
Sala Itaú Cultural, em São Paulo.
O MediaOn é um fórum internacional criado por jornalistas e profissionais da internet para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital.Entre os painéis mais procurados, segundo blog do evento, está o que tem como tema “A web e as eleições nos Estados Unidos”, que discutirá a importância da internet nas campanhas, as estratégias dos candidados à Presidência dos EUA, novos hábitos dos eleitores para se informar e outros pontos, que estão na programação.
A segunda edição [...] debaterá a expansão das redes sociais na internet e as coberturas na web das campanhas eleitorais norte-americana e brasileira.
Entre os palestrantes e mediadores estão alguns dos mais renomados e bem sucedidos jornalistas, produtores de conteúdo e executivos de mídia do Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina.
Abaixo, a programação de alguns painéis.
Painel 1 – A web e as eleições brasileiras - Quarta-feira - 09h30 às 11h00
- A importância da internet na campanha eleitoral e o uso das redes sociais
- Comparação do uso da web com eleições anteriores e novas tendências para pleitos futuros
- A cobertura online: estudos de casos
Mediador: Alon Feuerwerker – Editor de Política do Correio BrasilienseDebatedores:Ricardo Feltrin – Editor-chefe da Folha OnlineBob Fernandes – Editor-chefe do Terra Magazine
Painel 2 – O novo jornalista e a cobertura eleitoral – utilizaçãodas inovações e ferramentas multimídia - Quarta-feira - 11h30 às 13h00
- Quais as novas carreiras no Brasil e no exterior?
- Quais as habilidades indispensáveis ao novo jornalista?
- Quais os rumos do ensino e da formação hoje?
Mediador: Jaime Spitzcovsky - Diretor da PrimaPaginaDebatedores:Andrea Fornes – Produtora Executiva do MSN BrasilFábio Malini - Professor da Universidade Federal do Espírito SantoEdward Pimenta – Editor de Treinamento Editorial da Abril
Painel 3 - A web e as eleições nos Estados Unidos - Quarta-feira - 15h30 às 17h00
- A importância da internet na campanha eleitoral e o uso das redes sociais
- As estratégias de Barack Obama e John McCain no uso da rede
- A cobertura online feita nos Estados Unidos e os novos hábitos de consumo de informação dos eleitores
- Cases da eleição e o que mudou em relação as campanhas anteriores mais recentes
Mediador: Carlos Eduardo Lins da Silva – Ombudsman da Folha de S. PauloDebatedores:Miguel Almaguer – Repórter Especial da NBCFrancisco Mendes – Correspondente em Washington do Grupo Bandeirantes de Rádio
O evento tem a parceria do Terra e apoio da CNN e da BBC Brasil. É possível assistir ao seminário, ao vivo, pelo site do evento.segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Paulo Feijó na rede.

Postado por: Katiúsca Carvalho, Ana Luisa Ritter, Jaqueline Henriques e Liliane Barreto
Odete no Orkut
Postado por: Katiúsca de Carvalho, Ana Luisa Ritter, Jaqueline Henriques, Liliane Barreto
Um terceiro candidato a prefeitura de são João da Barra
O candidato a prefeito de São João da Barra, pelo PHS, Ivan Ribeiro da Silva, o Ivan da Saúde, não possui blog, site ou qualquer tipo de divulgação pela internet.
Por: Clarice Alves
Por que nossos políticos não deram muita atenção aos seus domínios no “ponto can”?
A internet não é um outdoor a mais. Mas é interessante vê-la como uma ferramenta barata e de alta combustão. Se nos comícios e programas eleitorais gratuitos os candidatos cansam às massas com seus discursos, a internet traz uma nova dinâmica às campanhas, oferecendo palco para o eleitor opinar, criticar, defender, enfim, debater as propostas do partido e as propostas do candidato.
Por Débora Rangel
Peemedebista de São João da Barra no domínio .can
"Olá! Faço parte de um blog de estudantes
de jornalismo que
cobre as eleições 2008 e o uso do espaço na internet pelos
candidatos. Ouvi no
programa eleitoral no rádio, na manhã de quarta-feira a
prefeita informar que há
um site para a campanha, mas não anotei o endereço.
Bom, gostaria de obter o
endereço.
Aguardo resposta.
Obrigada."
Resposta obtida no mesmo dia :
"www.carla15.can.br quaisquer outras
informações pode ficar á vontade.PMDB - São João da Barra (pmdbsjb15@gmail.com)"
Quanto ao site, o colega do blog já comentou... Deixa muito a desejar. Vamos observar os avanços até o fim da caminhada.
Mas valeu a iniciativa! Que os outros candidatos sigam o exemplo.
Por: Débora Rangel
domingo, 7 de setembro de 2008
Ainda sobre os sites de Paulo Feijó e Carla Machado
Para piorar, todas as páginas no candidato têm o mesmo endereço (http://www.feijo45.can.br/), o que significa que mesmo que eu queira criar um link para uma página diferente da home page, não consigo.
O site da candidata Carla Machado também apresenta problemas. Ao clicar na opção "Antes e Depois" aparece a seguinte página:

Esse é apenas um problema, se você navegar pelo site vai ver que ele está online, mas não finalizado. Os problemas vão de páginas em branco e imagens que não aparecem à navegação e arquitetura da informação deficientes.
O áudio no site de Carla Machado
O mesmo não ocorre no site da candidata à prefeitura de São João da Barra, Carla Machado, onde podemos pausar o áudio e reiniciá-lo quando quisermos, além de regular o volume.
A importância do leitor
No entanto, um dos nossos leitores, ao comentar o post, nos informou que a candidata Carla Machado já possui seu site oficial.
Obrigada, Leonardo. E um viva ao jornalismo participativo.
O áudio no site de Paulo Feijó
Um dos princípios de usabilidade de um site é que, ao inserir áudio, deve haver em algum lugar na interface a opção de desativá-lo, além da regulagem do volume. Não é o que ocorre no site de Paulo Feijó.
Ao acessarmos o site, uma das versões de seu jingle começa a tocar e não pára até que tenhamos ouvido tudo. O mais afoito poderá dizer que sou chata. Afinal, o que custa ouvir uma "musiquinha"? Mas o fato é que mesmo depois de ouvi-la uma vez, ao clicar em qualquer outra página do site e voltar para a página inicial sou "brindada" com a música novamente. É como ler um jornal e ter uma música no nosso ouvido. Música essa que não escolhemos. Não tem como não atrapalhar a concentração.
Então, se você for visitar o site deste candidato, desligue o áudio antes (só não sei como vai fazer se estiver ouvindo alguma música... vai ficar tudo misturado). Ou espere pacientemente a música terminar...
Aos responsáveis pelo site do candidato: dêem a opção do usuário escolher se quer ou não ouvir a música. Assim como nas urnas, na Internet o que vale é a democracia.
Por onde anda???
“A nossa candidatura, de novos nomes, tem tido ótima aceitação, até porque as
pessoas estão revoltadas com a política”, disse.
Entrevista em Blog do Candidato a Prefeito

Em entrevista ao Blog Urgente! Arnaldo diz que foi o melhor e o pior Prefeito de Campos ?
Crescimento no número de sites eleitorais
Segundo a pesquisa, nas eleições municipais de 2000 foram registrados 590 sites sob o domínio "can.br". Em 2004, o número de sites foi para 2,2 mil - totalizando um crescimento de 272,9%. Nas eleições estaduais e federais de 2002 e 2006, o salto foi de 542 para 2.639 sites, um aumento de 386,9%.
A pesquisa também mostrou que há diferença no número de registros de acordo com a vaga:
No ano 2000, apenas 0,2% dos candidatos a prefeito e vereador tinha site eleitoral, passando em 2004 para 0,6%. Já nas eleições federais e estaduais, o aumento foi de 3,2% em 2002 para 14,5% em 2006.
Os gráficos abaixo mostram o crescimento entre os meses de agosto e setembro e de 1996 a 2008.
Via: NIC.br
Jornais adotam sabatinas multimídia com candidatos às prefeituras
- O Estado de S.Paulo, no Rio de Janeiro e em São Paulo;
- Folha de S.Paulo, em São Paulo;
- O Globo, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro;
"O formato da sabatina individual, além de aproximar o candidato do eleitor, permite maior aprofundamento das suas idéias, o que não acontece em debates tradicionais transmitidos por rádios e TVs", diz o texto de apresentação de A Tarde, que está no primeiro ano de realização das sabatinas.
O que os diferentes encontros têm em comum é o fato de uma bancada de entrevistadores do jornal questionar os candidatos sobre suas carreiras e propostas para as cidades em que concorrem. Embora todos cubram as sabatinas em tempo real para seus websites - gerando notícias até na concorrência, como ocorreu na entrevista do Estadão com Marta Suplicy, em São Paulo -, a forma de apresentação varia muito de uma para outra.
O Estado e A Tarde transmitem a sabatina pela internet, por meio de seus websites; a Folha, primeira a adotar sabatinas, já em 2002, não transmite em vídeo online. Estado e Folha abrem espaço para a participação do público, enquanto A Tarde apenas transmite ao vivo pela internet. No caso do Estadão, os leitores interessados em participar podem se inscrever por meio do site das sabatinas. No da Folha, a inscrição é feita por telefone ou e-mail.
Por Marcelo Soares em 09/02/2008 - 08:14
Via: Knight Center for Journalism in the Americas
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Uso da Internet nas eleições: uma comparação do Brasil com os EUA
Um trecho da matéria:
Enquanto isto, no Brasil, ficamos com os sites que, na maioria das vezes,
chamuscam os olhos e ferem os ouvidos pelos fundos coloridos e pelos jingles de
gosto musical duvidoso.
Vale a leitura!
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Mídias sociais e política
Em recente Seminário da Revista Info sobre Mídias Sociais, Fabio Boucinhas, diretor de produto do Yahoo!, comentou sobre a dificuldade de achar profissionais capacitados para atuarem na Internet.
Enquanto isso, no Brasil, vamos a passos lentos. Em Campos, até agora, faltando pouco mais de 30 dias para as eleições, somente Rosinha Garotinho e Paulo Feijó possuem site. Seria Campos uma cidade com alto índice de exclusão digital e por isso o aparente desinteresse dos candidatos em utilizar esse meio?
Reforço de peso

Tuca

Arnaldo Vianna apresenta o seu candidato a vice
Depois de ter se apresentado solenimente ao povo de Campos nos primeiros programas do Horário Eleitoral Gratuito, o candidato do PDT à prefeito de Campos, Arnaldo Vianna, começa a dar maior visibilidade em sua campanha, ao candidato a vice-prefeito na chapa, o petista Hélio Anomal.
Tentanto ligar o seu nome ao do Presidente Lula, o que na maioria dos municípios do Brasil, vem tendo uma repercussão positiva, o programa mostra que Hélio Anomal tem uma história como sindicalista, que por vezes é comparada à do presidente.
- O povo vai ver na prática nos próximos quatro anos, aquilo que nós sonhamos, que é uma sociedade mais justa - disse Hélio Anomal em sua primeira aparição no horário do TRE.
O programa procura ainda apresentar a possibilidade de uma união de Arnaldo Vianna, com os governos estadual e nacional, como forma de mostrar que Campos pode receber benefícios nas duas esferas.
Além disso, clama a população a opinar sobre o uso da receita oriunda dos royalties do petróleo, que tem sido o grande problema dos últimos anos na região.
Por: Eduardo Ribeiro
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Bom sinal!
Por: Katiúsca, Jaqueline, Luísa e Liliane
domingo, 31 de agosto de 2008
Site de Arnaldo Viana
http://www.arnaldovianna12.com.br/
Por: Erica lisboa
Em São João da Barra...
Restrições na renovação do Código Eleitoral proibindo “showmícios” e ônibus carregando eleitores, entre outras proibições, deixa aos candidatos um cardápio de opções como o espaço online. Mas aqui nossos candidatos ignoraram a oferta, talvez por ausência de “planos” e idéias...
O mesmo não se pode dizer dos jovens eleitores sanjoanenses... Meus conterrâneos estão plugados nas eleições e conectados na rede, travando na internet, para ser mais exata no "Orkut", seus debates e suas bandeiras.
Na rede de relacionamentos mais acessada no Brasil, uma comunidade batizada com o nome da cidade é palco para discursos que vão dos elogios ao esculacho. É verdade que os eleitores internautas, passam mais tempo atacando uns aos outros, e retrucando suas homilias, do que defendendo as idéias de seus candidatos.
Ah! Perfis "orkutianos" foram criados com o número do candidato "a juventude é 12" e “Juventude de SJB (vota 15)”, entre outras dezenas de comunidades que trazem o nome dos candidatos, como “Que saudade de Betinho” e “Guerreiros como Carla Machado”. Outro interessante movimento, é o de mudanças de nomes e perfis nessa época: João da Silva, vira “João é 15! É 15!” e Maria de Tal, virou “Maria é 12! É12!”.
Enquanto os “gladiadores” fogem da arena das discussões on line, sua platéia toma o centro do “coliseu” para brigar em nome deles.
Por: Débora Rangel
Odete Rocha

A candidata Odete Rocha, de 48 anos, é professora e presidente do PC do B em Campos. É formada em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), com lato sensu em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou o primário na Escola Estadual XV de Novembro e o segundo grau no Colégio Estadual Nilo Peçanha. Em meio à indefinição das coligações no cenário político do município, decidiu por candidatura própria a partir de indicação do diretório estadual do partido. Na chapa puro-sangue, o corpo-a-corpo é o destaque na campanha.
Vice — Manoel Soares (PC do B)
Postado por: Katiúsca,Jaqueline,Luisa e Liliane
sábado, 30 de agosto de 2008
Conheça Paulo Feijó

Nome: PAULO FERNANDO FEIJÓ TORRES
Nascimento: 23/03/56
Profissão: Engenheiro Mecânico
Mandatos Eletivos:
Vereador - Campos-RJ - 1989/92 - PMDB
Vereador - Campos-RJ - 1992/1995 - PTB
Deputado Federal - 1995/99 - PSDB
35 mil votos
Deputado Federal - 1999/03- PSDB
72 mil votos
Deputado Federal - 2003/07- PSDB
110 mil votos
Atividades profissionais
Engenheiro Mecânico da Rede Ferroviária (RFSSA) - 1978/1995 Licenciado 2007/08
Presidente da Câmara de Vereadores de Campos 1993/94
O nosso compromisso é mudaro modo de governar a nossa cidade.Vamos juntos administrar o municipio, discutir os problemas e buscar soluções. Não prometemos milagres. Ñão ousamos sugerir números milaborantes porque respeitamos a população de Campos. Vamos criar empregos e melhorar os serviços publicos. Para alcançar os objetivos propostos, o ponto de partidaserá um governo transparente e participativo. Não haverá tolerância com a corrupção e a incompetência, pois estamos nos propondo a gerir com austeriedade os recursos que pertecem à população os privilégios dados por Deus a esta terra devem ser revertidos às pessoas. Campos tem condições de ser uma das melhores cidades deste país para se viver. Com apoio do nosso povo, muita dedicação, trabalho e a nossa fé vamos mudar esta cidade.Este é o meu compromisso! Vamos Reagir e Mudar!
Paulo Feijó 45 - Coligação Campos Vamos Reagir e Mudar!
Postado por: Katiúsca,Jaqueline,Luisa e Liliane
Pesquisa Ibope - Eleições 2008
Os blogs e a política
Abaixo, algumas comparações:
Diz a matéria do Observatório:
Pela primeira vez em um grande evento político nos EUA, os blogueiros
recebem o mesmo tratamento reservado aos jornalistas de veículos tradicionais.
Os organizadores da Convenção Democrata, que ocorre esta semana em Denver, no
Colorado, liberaram cerca de 120 credenciais especificamente para blogueiros; o
número é três vezes maior do que o da última Convenção do partido, em Boston, há
quatro anos. A Convenção Republicana, que será realizada na próxima semana em
Minnesota, também já credenciou cerca de 200 blogueiros.
Enquanto isso, no Brasil, Marcelo Soares criou um mashup sobre a censura eleitoral no Brasil por conta da RESOLUÇÃO Nº 22.718.
Em outro trecho da matéria temos:
Muitos blogueiros acreditam que o sucesso dos blogs políticos se deve muito à diminuição da confiança do público na imprensa tradicional. "Muita gente acha a mídia tradicional antiquada, muito programada", afirma Jen.
Já no Brasil, em uma enquete feita pela Folha Online sobre o grau de confiança de sites de notícias comunitárias, como o Digg, por exemplo, mostra que a realidade por aqui parece ser um pouco diferente. Será? (dica do blog Intermezzo)